Notícias

Coração de Campeão

Coração de Campeão

« MAIS NOTÍCIAS


18/06/2018

Quem já entrou no clima de Copa do Mundo? Popular no Brasil, o futebol é um dos esportes que mais atrai apaixonados e, principalmente, praticantes. Entretanto, o ‘bater uma bolinha’ de fim de semana ou de vez em quando, requer atenção.

Aproximadamente 30 milhões de brasileiros praticam atividades físicas aos finais de semana, conforme fontes do Ministério do Esporte. A iniciativa, à principio, parece bacana, se não fosse o fato de 70% desta população realizar atividade física somente nos fins de semana! Pasmem!

O nosso organismo necessita de uma frequência maior de exercício, do que apenas uma ou duas vezes por semana para adaptar-se a um ritmo e, realmente obter os benefícios. Por isso, atenção!

- Coração: o coração do atleta de final de semana que não está adaptado e preparado - ou seja, sem condicionamento cardiorespiratorio suficiente - para a solicitação feita. Isso traz risco de uma parada cardíaca, que aumenta em até 8 vezes para as pessoas que praticam atividade irregular.

- Lesão muscular: não há um preparo da musculatura e os excessos acabam por acontecer, como as distensões musculares, estiramentos, contraturas e não infrequente, as rupturas dos tendões, em especial o tendão de Aquiles, que muitas vezes pode evoluir para uma cirurgia.

O que seria ideal?

Praticar uma atividade física regularmente entre 3 a 5 vezes por semana. É importante salientar que para cada pessoa existe uma orientação diferente de como realizar a melhor atividade física!

Não há uma receita padronizada. O ideal é sempre buscar a orientação de um profissional médico!