Notícias

Coração alerta

Coração alerta

A saúde do coração é assunto da Pro Imagem

« MAIS NOTÍCIAS

Ponto É Letra
08/02/2018

Estar atento á saúde e, principalmente, ao coração deve ser uma preocupação geral. Entretanto, cardiopatas devem redobrar esse cuidado.

Existem diversos exames para diagnosticarmos doenças do coração. Quais os exames deverão ser realizados é uma decisão que cabe ao médico, que se baseará na história clínica e nos achados de exame clínico feitos no paciente.

A Pro Imagem enumerou alguns dos exames cardiológicos mais solicitados para diagnóstico e acompanhamento das doenças cardíacas. O check up cardiológico é muito importante para homens acima de 40 anos e mulheres na fase do climatério, períodos em que aumentam as chances de um infarto.

- Eletrocardiograma: Através de eletrodos nos braços, pernas e tórax, os impulsos elétricos são monitorados, permitindo a avaliação do ritmo cardíaco e, indiretamente, das coronárias.

- Eletrocardiograma de esforço ou teste ergométrico: com os eletrodos fixados da mesma forma como no eletrocardiograma simples, o paciente terá os impulsos cardíacos avaliados em diferentes níveis de esforço físico. O teste é realizado esteira ergométrica.

- Eletrocardiografia dinâmica (Holter): Para realizar esse exame, um monitor de Eletrocardiograma será fixado à cintura do paciente durante 24h para registrar os impulsos cardíacos durante as atividades realizadas rotineiramente; muito útil na detecção de arritmias que ocorrem de forma intermitente.

- Ecocardiograma: o exame é uma ultrassonografia do coração. Ele fornece dados sobre o tamanho, forma, movimentos musculares e das válvulas do coração.

Entre outros.

Os textos publicados no site da Pro Imagem têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Em caso de dúvida ou para um diagnóstico correto procure um médico cardiologista e esclareça suas dúvidas.