Notícias

Comece o ano o coração saudável

Comece o ano o coração saudável

« MAIS NOTÍCIAS


25/01/2018

Acompanhar a saúde do coração é um dos tópicos da lista para viver muito e mais. Por isso, ter um acompanhamento médico e, principalmente, criar o hábito de check up garante uma qualidade de vida e prognósticos favoráveis
O começo do ano é uma excelente ‘desculpa’ para cuidar da saúde. Os ânimos estão revigorados e, entre as metas, a busca de maior equilíbrio. Por isso, nada melhor do que agendar aquele check-up, principalmente do coração.
Sim, é preciso ir ao médico cardiologista com uma certa periodicidade, para garantir que nada está afetando a saúde do seu coração. Na visita, o cardiologista pode solicitar a realização de alguns exames, com o objetivo de verificar a existência de qualquer doença ou, apenas, como forma de prevenção. Como em muitos outros casos, as doenças cardiológicas têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente. Algumas podem, até, ser prevenidas, dependendo de o que acusarem os exames realizados.
De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida. Dessa maneira, quanto mais cedo uma pessoa começar a fazer o check-up cardiológico, mais cedo desenvolverá o hábito de ir ao médico periodicamente para acompanhamento do estado geral de saúde e mais fácil se tornará detectar e contornar possíveis doenças.
Também é essencial fazer uma avaliação cardiológica antes de iniciar a prática de qualquer atividade física, independentemente da idade. Ser orientado corretamente quanto à realização de um exercício físico torna a prática mais segura para a saúde.